Vital Saude Ocupacional
Av. Rio Branco 156, Sala 809 Centro – Rio de Janeiro RJ. – CEP 20040-003
Av. das Americas 500, bloco 20 – loja 130 Barra da Tijuca – Shopping Downtown - RJ. – CEP 22640-100
Tels.: (21) 3503-8300 / 3503-8333 – Fax.: (21) 3503-8310
E-mail: comercial@vitalsaudeocupacional.com.br
Skype: vitalsaudeocupacional

Segurança do Trabalho – NR 26 – Sinalização de Segurança

Segurança do Trabalho - NR 26 - Sinalização de SegurançaNR-26: Objetivo das cores no local de trabalho como sinalização de segurança.
A Norma Regulamentadora (NR)26 estabelece padrões quanto à utilização de cores para sinalização de segurança do local de trabalho, com a finalidade de:
Prevenir acidentes;
Identificar os equipamentos de segurança;
Delimitar áreas, para fins de identificação das canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertências contra riscos.
Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes, o que não dispensa a utilização de outras formas de prevenção de acidentes.
O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
A indicação em cor, sempre que necessária, especialmente quando em área de trânsito para pessoas estranhas ao trabalho, será acompanhada dos sinais convencionais ou da identificação por palavras, quando necessário.

Dentre as diversas cores previstas pela NR-26, citamos as de maior incidência.
Vermelho – O vermelho deverá ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio.
Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta).
É empregado para identificar:
Caixa de alarme de incêndio; Hidrantes; Bombas de incêndio; Sirenes de alarme de incêndio;
Caixas com cobertores para abafar chamas; Extintores e sua localização; Indicações de extintores (visível a distância, dentro da área de uso do extintor); Localização de mangueiras de incêndio (a cor deve ser usada no carretel, suporte, moldura da caixa ou nicho);
Baldes de areia ou água, para extinção de incêndio; Tubulações, válvulas e hastes do sistema de aspersão de água;
Transporte com equipamentos de combate a incêndio; Portas de saídas de emergência; Rede de água para incêndio (sprinklers); Mangueira de acetileno (solda oxiacetilênica).
A cor vermelha será usada, excepcionalmente, com sentido de advertência de perigo, quando se tratar de:
Luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construções e quaisquer outras obstruções temporárias; Botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência.

Leia mais

Postado por:

A Vital Saúde Ocupacional, empresa especializada em Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional pode ajudar a sua empresa prestando consultoria e acessoria nessas áreas. Consulte-nos! Tels.:(21) 3503-8300 / (21) 3503-8333 comercial@vitalsaudeocupacional.com.br