Vital Saude Ocupacional
Av. Rio Branco 156, Sala 809 Centro – Rio de Janeiro RJ. – CEP 20040-003
Av. das Americas 500, bloco 20 – loja 130 Barra da Tijuca – Shopping Downtown - RJ. – CEP 22640-100
Tels.: (21) 3503-8300 / 3503-8333 – Fax.: (21) 3503-8310
E-mail: comercial@vitalsaudeocupacional.com.br
Skype: vitalsaudeocupacional

Segurança do Trabalho

Ordens de Serviços – NR 01

Conforme instruções da NR-1, todo o empregador deve elaborar Ordens de Serviços sobre Segurança e Medicina do Trabalho.
Para isso possuímos uma equipe de especialistas capacitados para aferir essas Ordens, por meio de levantamento de todas as atividades laborais executadas na empresa e, posteriormente, indicar a elaboração de procedimentos para cada atividade, visando sempre à prevenção de acidentes do trabalho.

Declaração de Instalação – NR 02

Elaboramos a Declaração de Instalação, obrigatória para todo o estabelecimento novo, que irá iniciar suas atividades, ou quando houver ampliações ou modificações das suas instalações que signifiquem acréscimos de novos riscos, relativos à Segurança do trabalho.
Este documento atesta para as autoridades competentes que as instalações foram vistoriadas quanto aos riscos existentes em matéria de segurança do trabalho e as medidas de controle necessárias foram estabelecidas para proteção dos empregados, podendo então iniciar as suas atividades industriais.

Implantação do SESMT – NR 04

O SESMT tem por objetivo a promoção da saúde e a proteção da integridade física do servidor no seu local de trabalho, e a norma que rege esses serviços é a NR4, aprovada pela Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho.
A base para o surgimento do SESMT tem como desafio implementar a cultura de preservação, promoção e proteção da saúde física e mental dos colaboradores.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – NR 05

A CIPA tem como objetivo auxiliar na preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, buscando melhorias e controle quanto à segurança do trabalho, através dos próprios trabalhadores, e seu desenvolvimento baseia-se em:

  • Constituição da CIPA e registro junto ao Ministério do Trabalho;
  • Eleição Anual;
  • Reuniões mensais, registradas através de atas;
  • Treinamento dos membros da CIPA, através de cursos;
  • Realização da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes;
  • Implantação do Mapa de risco.

  • Mapa de Risco Ambiental – NR 05

    É um documento obrigatório, exigido pela NR 05, que visa demonstrar aos trabalhadores, as quais riscos ambientais estão expostos, e o que a Empresa esta fazendo para amenizar ou eliminar estes riscos, tem como objetivo reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde na Empresa, obtendo:

  • Estudo detalhado, com análise dos processos de trabalho no local analisado;
  • Levantamento do número de trabalhadores por setor, bem como sexo, idade, treinamentos profissionais e jornada de trabalho;
  • Identificação de instrumentos e materiais de trabalho;
  • Classificação, qualificação e quantificação dos riscos;
  • Elaboração de layout por setor, das unidades da empresa.

  • EPI – Equipamento de Proteção Individual – NR 06

    Especificação, adoção e treinamento para o uso de EPis, pois os trabalhadores ficam sujeitos a agentes físicos, químicos ou biológicos serão treinados quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual, bem como serão elaboradas ordens de serviço para documentar as ações em segurança do trabalho.

    Integração de Novos Funcionários

    Todos os colaboradores antes de iniciarem os seus serviços nas instalações da Empresa, passam por uma “Integração de Segurança”, a qual esclarece sobre as normas e regras de segurança que devem ser observadas durante o processo produtivo da empresa.
    A integração é apenas o primeiro passo visando à segurança. Os colaboradores passam a receber treinamento constante em segurança no trabalho, para que possam estar aptos a prevenir acidentes nos locais onde ocorrem às atividades e facilitar o processo da integração com a qualidade, que relacionam as atividades desenvolvidas com o local de execução dos trabalhos.

    PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR 09

    O PPRA é um programa de ação contínua que deve ser atualizado a cada alteração da exposição dos trabalhadores, é composto do laudo ambiental e documento base. O laudo ambiental traz a exposição dos trabalhadores aos agentes físicos, químicos e biológicos, executando as medições de níveis de pressão sonora (ruído), níveis de iluminamento, exposição do calor, medições das concentrações de vapores tóxicos, avaliação da exposição a agentes biológicos. O documento base apresenta cronograma da implementação das medidas de controle àqueles agentes que estiverem acima do limite de tolerância ou nível de ação.
    O PPRA deve ser elaborado de maneira que se estabeleça uma relação com todos documentos bases: PCMSO, PCA, PCMAT, PPR, Mapa de Risco e LTCAT, considerando todos como parte de um conjunto de ações visando a Saúde e a integridade física do Trabalhador, constando de:

  • Reconhecimento de riscos ambientais com vistoria detalhada do ambiente de trabalho, aferições e análises de agentes de riscos ocupacionais e exposições dos funcionários;
  • Planejamento anual, metas prioridades e cronogramas;
  • Análise das medidas de controle já existentes;
  • Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia depois de implantadas;
  • Sugestões de treinamento e melhorias em processos;
  • Orientação quanto à necessidade de utilização de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual e EPC’s – Equipamentos de Proteção Coletiva;
  • Quantificação dos agentes ocupacionais (dados extraídos do LTCAT);

  • Laudo Elétrico – NR 10

    Neste procedimento, nosso trabalho consiste em promover desde a inspeção dos circuitos principais, divisionários e terminais, até a análise dos dados coletados durante a inspeção.
    Também realizamos o cotejo de não-conformidades, incluindo a emissão de relatório fotográfico se necessário. As recomendações para adequação e emissão de laudo elétrico conclusivo fazem parte de nosso trabalho.

    PPR – Programa de Proteção Respiratória

    O PPR – Programa de Proteção Respiratória é extremamente importante no processo de preservação da saúde do trabalhador.
    Por meio da avaliação ambiental é possível determinar a concentração do agente químico que consta no ambiente. Uma equipe capacitada para atuar neste segmento faz a seleção do respirador (protetor respiratório/ máscara ou respirador autônomo), com base no fator de proteção atribuído, bem como, a especificação da categoria e tipo do filtro.

    DDS – Diálogo Diário de Segurança

    Implantação do DDS – Diálogo Diário de Segurança que constitui basicamente na reserva de um pequeno espaço de tempo, recomendado antes do inicio das atividades diárias na empresa e com duração de 5 a 15 minutos, para a discussão e instruções básicas de assuntos ligados à segurança no trabalho que devem ser utilizadas e praticadas por todos os participantes.

    Medição de Agentes Nocivos

    Para realizar qualquer um destes serviços, é necessário que nossos profissionais façam vistoria dos locais de trabalho para reconhecimento dos agentes físicos, químicos e biológicos; avaliação qualitativa e quantitativa, medições de ruídos, calor, radiações ionizantes, vibrações nos locais de trabalho e a elaboração de laudo circunstanciado com base nas avaliações.

    Laudos de Caldeiras e Vasos sob pressão NR-13

    Nossa equipe técnica realiza o levantamento preliminar para verificação de adequação à Legislação e o fornecimento de instruções de preparo do equipamento a ser testado.
    A equipe ainda fornece instruções para a condução do teste hidrostático. Também faz abertura e lançamentos no livro de Registro de Segurança e a emissão de laudo técnico e planta de baixa localização.

    Elaboração de Laudo para caracterização de Insalubridade e Periculosidade – NRs 15 e 16

    Os laudo são feito a partir de sondagem preliminar do ambiente laboral, do levantamento qualitativo dos agentes existentes e mensurações quantitativas desses possíveis agentes.
    A equipe realiza as mensurações em dosimetria, calor, radiações ionizantes, vibrações segmentais e agentes químicos. Em seguida, é emitido o laudo técnico circunstanciado das medições ambientais.

  • Insalubridade – NR 15
    Documento gerencial cuja finalidade é estabelecer quais trabalhadores em tese teria direito ao adicional de insalubridade pela exposição aos agentes físicos, químicos e biológicos acima dos limites de tolerância, sem a neutralização promovida pelos equipamentos de proteção coletiva e/ou individual;

  • Periculosidade – NR 16
    Documento gerencial cuja finalidade é estabelecer quais trabalhadores em tese teria direito ao adicional de periculosidade pela exposição ao perigo oriundo de explosivos, inflamáveis, eletricidade e radiações ionizantes.

  • PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho – NR 18

    A implantação do PCMAT é obrigatória nos canteiros de obras com mais de 20 empregados, é semelhante ao PPRA, tem como objetivos atender às exigências da Norma Regulamentadora NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na indústria da construção, aprovada pela portaria 3214 de 08 de Junho de 1978.
    O PCMAT contempla as exigências da NR-09 PPRA, criando e implantando procedimentos técnicos de segurança na execução das atividades e riscos existentes estabelecendo medidas de controle para esses locais de trabalho.

    LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

    O Laudo Técnico é um documento legal que comprova o exercício de atividade especial junto ao INSS, para fins de Aposentadoria e classifica as atividades com relação à Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial, tem como finalidade atender as normas do INSS e as NR’s 15 e 16 do Ministério do Trabalho podem ser feito por função, seu desenvolvimento consta de:

  • Descrição detalhada das atividades exercidas e ambientes de trabalho;
  • Qualificação e quantificação dos respectivos riscos ocupacionais e seus agentes nocivos, as medições dos agentes são realizadas com equipamentos adequados e devidamente calibrados (agentes químicos possui custo adicional);
  • Análise da eficácia dos EPI’s e EPC’s utilizados, comparando com os limites de tolerância;
  • Conclusão com enquadramento da Insalubridade e/ou Periculosidade (se houver) e seu respectivo Percentual de Pagamento, inclusive o código GFIP.

  • Elaboração de PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário (Instruções Normativas da Previdência Social)

    O PPP é um documento histórico laboral obrigatório e pessoal com propósitos previdenciários obtendo em seu conteúdo o gerenciamento dos riscos e a existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, informações administrativas, exposições ambientais e informações médicas, com a finalidade de constatar se a atividade é realizada com exposição aos agentes nocivos.
    Deverá ser entregue ao trabalhador no ato da rescisão contratual ou para fins de aposentadoria especial, devendo ser mantido atualizado anualmente, sempre que houver alguma mudança no ambiente de trabalho ou mudança de função.
    Seu funcionamento baseia-se em:

  • Desenvolvimento e atualização do PPP;
  • Armazenagem por meios eletrônicos e/ou impresso de todos os dados;
  • Assessoria permanente à empresa (conforme contrato);
  • Preenchimento com base nos dados do LTCAT, PPRA e PCMSO.

  • Laudo Pericial

    Todo o processo trabalhista ou civil pode passar por uma avaliação feito por um perito da Justiça.
    Trabalhamos como Assistentes Técnicos nos processos da justiça trabalhista ou em processos de acidentes de trabalho, assegurando defesa técnica nas demandas trabalhistas, elaborando os quesitos e impugnação do laudo pericial para o perito do juízo, acompanhado a perícia.
    Para que a empresa não fique desprotegida nos aspectos que envolvem pedidos de insalubridade, periculosidade e indenizações por acidentes do trabalho.
    Também emitimos parecer circunstanciado sobre as condições ambientais do posto de trabalho do autor, incluindo as análises físicas de ruído, calor, explosimetria, radiações ionizantes e vibrações mecânicas.
    O acompanhamento do perito durante os trabalhos periciais, inclusive, prestando esclarecimentos e sanando dúvidas, também faz parte de nosso leque de serviços.

    Prevenção contra incêndios

    Inspecionamos as instalações das empresas e elaboramos o respectivo relatório contendo as recomendações relativas a área de Prevenção e combate a incêndios. Executamos projeto de locação de extintores.

    Brigada de Incêndios

    Assessoramos a organização, implantação e supervisão das Brigadas de Incêndio nas empresas. Fornecemos os treinamentos necessários para as Brigada de Incêndio que são grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência.
    Em geral estão treinadas para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.

    Planos de Emergência

    Elaboramos planos de emergência para instalações de alto risco (com risco de graves acidentes envolvendo produtos perigosos), discriminando as ações necessárias para a atuação nas emergências, definindo as responsabilidades e os meios materiais e os equipamentos de proteção a serem utilizados, fornecendo os treinamentos e exercícios de simulação para assegurar uma perfeita execução do plano de emergência proposto.

    Defesas de Autos de Infração

    Realizamos defesas de autos de infração. As empresas que porventura tiverem sido multadas pela fiscalização do Ministério do Trabalho, tem prazo de 10 dias após o recebimento do auto de infração para recorrerem da multa, apresentando sua defesa.

    Controle de Produtos Perigosos e Resíduos

    Organizamos, implantamos e supervisionamos o Programa de Controle de Produtos Perigosos para as empresas usuárias ou transportadoras de gases industriais, inflamáveis, substâncias tóxicas, substâncias corrosivas, etc., cujo objetivo visa a preservação da saúde dos empregados, do meio ambiente e do patrimônio das empresas, evitando acidentes com esses produtos e preparando a atuação para as situações de emergência ( explosões, incêndios envolvendo produtos químicos, intoxicações, poluição do meio ambiente ) a fim de evitar ou minimizar o número de vítimas, danos ambientais e danos as instalações.
    O programa abrange todas as fases do trato com os produtos perigosos, desde a aquisição, passando pelo transporte, carga/descarga, armazenamento, utilização e descarte de resíduos e embalagens.

    Sinalização de áreas

    Realizamos projeto para a sinalização de segurança das empresas, definindo os tipos de placas de sinalização a serem utilizadas, quantidades e locais onde deverão serem afixadas. Sinalização das áreas de risco, das saídas de emergência, das localizações dos extintores.

    Auditoria em Segurança do Trabalho

    A auditora visa realizar um levantamento preliminar de todas as inconsistências em segurança do trabalho, bem como apontar soluções às questões.
    Uma vez solicitado, iniciamos a atividade com uma sondagem preliminar do ambiente laboral, seguido de vistoria de todas as instalações do contratante.
    Realizamos, ainda, a caracterização fotográfica dos itens em desacordo com a legislação de Segurança do Trabalho e emitimos o Laudo de Auditoria Confidencial, apontando possíveis soluções para as divergências encontradas.
    O trabalho consiste em relatório gerencial com ampla documentação fotográfica e solução sistematizada para cada inconformidade em particular.
    Também emitimos pareceres com laudo de não-conformidade de todas as Normas Regulamentadoras.

    Assessoria completa e contínua

    Este serviço compreende uma Assessoria completa e contínua à empresa, abrangendo todos os aspectos, tanta da área da Segurança do Trabalho, da Medicina do Trabalho e do Meio Ambiente, abrangendo essas três áreas juntas ou separadamente, realizando todas as providências para assegurar o cumprimento dos dispositivos legais e o que mais for necessário para que a empresa tenha uma adequada política de prevenção de acidentes do trabalho, de saúde ocupacional e de controle ambiental.

    Voltar para página de serviços >>